Trabalhando com objetos
Escadas
O tipo de objeto Escada se diferencia dos demais pela capacidade de criar uma abertura na laje acima dele. Se você importou um modelo 3D de uma escada, o programa o define como tipo Mobiliário por padrão. Para aplicar o tipo de objeto correto, use o diálogo Tipo e representação.
Operações comuns a todos os tipos de objetos são discutidas na seção Noções básicas. Isso inclui:
A seção Aplicar Materiais explica como aplicar materiais a objetos.
Propriedades do objeto no Inspetor
A maioria dos parâmetros da escada está localizada no Inspetor, onde você pode alterar as propriedades geométricas do objeto ou definir como ele aparece na planta baixa ou na exibição 3D.
Propriedades geométricas
As propriedades geométricas de uma escada podem ser encontradas na aba Propriedades do Objeto do Inspetor.
Para redimensionar um objeto, certifique-se de que suas dimensões estão desbloqueadas no Inspetor. Em seguida, insira novos valores. Para redimensionar o objeto proporcionalmente, selecione a opção Manter a Proporção.
Para redimensionar um objeto diretamente na planta baixa, arraste uma das alças no quadro de seleção do objeto. As alças não são exibidas quando as dimensões do objeto estão bloqueadas.
Para girar um objeto, use a ferramenta Girar no Inspetor ou a alça de rotação na planta baixa.
Os botões Inverter no Inspetor permitem inverter ou girar uma escada. Este conjunto de ferramentas inclui três botões: Inverter Horizontalmente, Inverter em Profundidade e Girar 180 graus. Todos eles afetam o objeto tanto nas exibições 2D quanto 3D.
O programa adapta automaticamente a altura das escadas à altura do andar. Por esse motivo, não é possível alterar diretamente a altura do objeto. No entanto, alguns ajustes podem ser feitos usando os dois parâmetros explicados abaixo.
O parâmetro Altura do Corrimão destina-se a levar em conta a altura do corrimão. Se uma escada não tiver corrimão, o degrau superior coincide com o topo do modelo 3D. Isso permite que o programa ajuste automaticamente o degrau superior ao nível do piso do andar acima. Quando há corrimão, o degrau superior fica um pouco abaixo dele. Consequentemente, você deve indicar a altura do corrimão no Inspetor para que o degrau superior corresponda ao nível do piso. A Altura do Corrimão é a distância entre o piso do andar superior e o topo do modelo 3D.
O parâmetro Elevação define a distância entre a base de uma escada e o piso. Por padrão, as escadas ocupam todo o espaço entre o piso e o teto. Ao aumentar a Elevação, você pode elevar o nível do degrau inferior. Isso pode ser utilizado quando uma escada deve permanecer no topo de uma plataforma.
Quando uma escada leva a um patamar abaixo do nível do teto e a abertura na laje não é necessária, você deve converter o tipo de objeto de Escada para Mobiliário no diálogo Tipo e representação.
Editando o formato da abertura
Como editar uma abertura na laje é descrito na seção Personalizando o Formato das Aberturas.
A possibilidade de editar o formato de uma abertura é útil quando você trabalha com uma escada importada. O programa cria a abertura padrão com base no contorno da escada visto de cima. Pode ser necessário alterar seu formato ou tamanho.